Como cozinhar a lata de leite condensado para virar doce de leite?


Para fazer o doce de leite a partir de uma lata de leite condensado, existem poucas opções. 

O ponto principal é a marca do leite condensado. Ela precisa ser de boa qualidade, pois isso influenciará qualquer receita que fizer. Aqui nesse post ensino duas receitas caseiras e, nesse caso, teriam que optar pela segunda opção do banho-maria (bem mais demorada).


1. Panela de pressão: Para cozinhar o leite condensado na panela de pressão, tire o rótulo da lata de leite condensado e pegue uma panela de pressão em bom estado (se sente medo da sua panela de pressão talvez ela não seja a ideal!). Coloque água até cobrir a lata e a posicione no meio da panela. Feche a tampa e mantenha a panela em fogo alto. 

Quando começar a sair o vapor, passe para fogo médio e espere até o ponto de doce de leite (vai mais ou menos de 30 minutos a uma hora e pouco dependendo do que você quer como resultado). 

Desligue o fogo e coloque a panela no mármore ou em um lugar fresco e espere por alguns minutos. Quando for abrir tenha CUIDADO com o vapor quente. Encha a panela com água fria e retire a lata com luva de proteção (ou espere esfriar para retirar). Coloque a lata no mármore e deixe que ela fique em uma temperatura morna ou fria. Abra a lata, sempre com cuidado. Está ai o seu doce de leite, gostoso e simples!

2. Banho-maria: Em um recipiente que possa ser aquecido no fogo, coloque o leite condensado e leve em banho-maria por algumas horas. Não esqueça de preencher a água quando for acabando e deixe o fogo baixo. Não vou entrar nos detalhes, mas minha experiencia não foi boa com essa opção... O meu doce demorou horas e não ficou como eu queria!

Dicas: Para acertar o tom que você deseja, é preciso testar algumas vezes, quando quero mais clarinho faço em média 35 minutos em fogo médio e quando quero mais escuro já chegou a passar uma hora para que eu pudesse tirar (isso se aplica para a primeira opção de cozimento, pois a segunda senta e chora). Uma dica para deixar o doce de leite mais fluído, é cozinhar a lata de leite condensado até que o doce fique escuro (1 hora mais ou menos) e depois colocar creme de leite  sem soro para deixá-lo mais cremoso.

Delícia pura! Hummm!!!


Vídeo - Como cozinhar a lata de leite condensado


O primeiro vídeo que fiz, bem amador, mas de coração!














Receitas com doce de leite






Espaço das Lembrancinhas